Há uma grande diferença entre reformar uma casa e atualizá-la antes de colocá-la à venda. O primeiro envolve algo mais pesado, como derrubar paredes. Atualizar é fazer mudanças superficiais, como pintar uma cozinha ou substituir uma luminária.
Segundo um corretor, reformar ajuda na venda da casa. “Os compradores podem dizer: ‘Estou disposto a fazer algum trabalho, desde que não seja muito’, mas a verdade é que, quando eles realmente entram pela porta da frente, a casa pronta ganha sem dúvida”, diz Robin Kencel, corretor de imóveis associado da Compass Real Estate em Greenwich, nos Estados Unidos.
+ Esse é o cômodo que mais vale a pena reformar em 2022 para valorizar seu imóvel
+ Leia antes de construir ou reformar: esses aspectos não podem ser deixados de lado
+ Agora é a melhor época para construir e reformar piscinas! Esteja preparado para receber o verão
+ Chitãozinho coloca mansão em Campinas à venda por R$ 8.9 milhões. Veja fotos!
O que torna uma casa ou apartamento pronto para morar tão atraente para os compradores se resume a isso: alguém já fez o trabalho, o que significa que o comprador não precisará fazê-lo.
Profissionais que acham não precisar de reforma antes de colocar casa à venda
Contudo, outros profissionais do setor imobiliário acham que a reforma é superestimada. Annie Gruenberger, corretora associada da Warburg Realty em Nova York, aconselha seus clientes a colocar mais ênfase – e dinheiro – na criação de um ambiente acolhedor.
“O mais importante ao anunciar sua casa é que ela seja limpa, organizada, bem iluminada e neutra”, diz ela. Contudo, se você está em dúvida sobre reformar, siga o conselho de Robert Elson, um vendedor da imobiliária Warburg: “Usando um olhar muito crítico, faça de conta que está olhando para sua casa ou apartamento pela primeira vez.
Em seguida, pergunte a si mesmo: ‘Se eu estivesse olhando para esta casa, gostaria de me mudar como está ou gostaria de mudar alguma coisa?'”. Se sua resposta for a última, considere fazer alterações para criar uma casa atualizada, atraente e com bom fluxo.
Mas antes de fazer qualquer grande reforma, pergunte ao seu corretor de imóveis se o dinheiro que você planeja gastar pode ser recuperado no preço de venda, diz Elson. Mas, se a resposta for não, não faça o trabalho. Aqui estão algumas outras dicas para ter em mente se você estiver pensando em reformas.
Mantenha tudo neutro.
“Qualquer trabalho ou atualização que você faça deve ser o mais genérico possível”, diz Elson sobre atrair compradores para sua casa. “Você quer atrair o maior número possível de compradores em potencial.” Por exemplo, papel de parede florido nos quartos ou pintar os banheiros com uma cor descolada pode desanimar as pessoas.
Priorize as atualizações de cozinha e banheiro.
Se você vai investir seu dinheiro na reforma, a cozinha e o banheiro são os cômodos que você vai querer visitar. Mas isso supondo que suas alterações ressoem com o gosto do comprador. Sua cozinha novinha em folha atrairá a maioria dos compradores se tiver uma aparência agradável, como um backsplash de azulejos de metrô, armários brancos e uma cor de parede neutra. O mesmo vale para o banheiro: este não é o momento de introduzir azulejos laranja.
Proteja a infraestrutura.
“Os compradores não querem gastar dinheiro substituindo sistemas mecânicos logo de cara”, diz Kencel, “nem querem assumir trabalhos de manutenção adiados”, como substituir tomadas elétricas desatualizadas em toda a casa ou consertar um telhado com vazamento. “Esse tipo de negligência dispara alarmes na mente de um comprador.”
Conserte a infraestrutura antes de colocar à venda.
Lembre-se das pequenas coisas. Gruenberger pensa nos detalhes que influenciam a aparência de uma casa no mercado sem reforma – pisos de madeira limpos, tapetes novos para substituir aqueles que são muito chamativos, lâmpadas que oferecem boa iluminação, substitutos para cortinas antigas, e puxadores moderno em armários de cozinha e banheiro.
Renove o carpete.
Não há nada pior do que carpetes velhos ou fora de moda, diz Kencel. “Se sua casa tem carpete, considere removê-lo e, se houver madeira por baixo, retocar o piso ou colocar um carpete novo que seja neutro e moderno.”
Quer saber mais sobre reformas? Confira em nossas matérias:
+ Como reformar sua casa e não estourar o orçamento
+ Reforma sem segredos: dicas de experts para reformar um apartamento antigo
+ Você pode reformar, mas este erro vai REDUZIR o valor da sua casa em 30%. Descubra!